O Enfoque da Educação Especial/Pode ser um Equívoco na Escola Regular.
O que a escola regular considera importante, tanto para alunos normais quanto para alunos com deficiência mental é o nível de Inteligência de cada um , o QI, Quociente Intelectual. Essa idéia de que os indivíduos aprendem mais ou menos de acordo com o seu nível de inteligência é bastante antiga, e cresceu na América do Norte através dos estudos de Lewis M. Termam . Para a escola regular não é segredo que os alunos são medidos e avaliados dentro de um padrão de Q.I. considerado aceitável para um indivíduo normal.O que diferencia um indivíduo normal de um com deficiência mental? A sua deficiência tão somente? Não, ledo engano, porque ninguém possui um padrão de normalidade tão normal assim que não possa ser de certa forma questionável. A normalidade ou ausência de normalidade também ficarão a mercê de elementos e características de desenvolvimento humanos que fazem parte do processo de aprendizado do indivíduo. O importante é destacar que um indivíduo normal também está submetido a aspectos da AAMR. Uma criança da Educação Infantil, que chega a escola regular vinda do seu lar também passará por um processo de avaliação inicial de suas condições de aprendizado. Essa avaliação que o professor da escola regular faz “NUM PASSE DE OLHOS/MUITO RÁPIDA” deveria ser atentamente valorizada, porque o indivíduo normal também tem que ser olhado em seus aspectos emocionais, físicos, sociais, ambientais e outros, para que a partir daí possam ser traçadas as estratégias de ensino e porque não elaborados atentamente CURRÍCULOS que abracem efetivamente a formação inicial da criança.
Por Rosana Andréia da Silva Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário